Merkel defende mudança da lei para facilitar asilo na Europa

por Raquel Ramalho Lopes, Sara Cravina

Angela Merkel e François Hollande foram ao Parlamento Europeu falar sobre a crise dos migrantes.

A chanceler alemã defendeu que é preciso mudar a política de asilo, que entende ser "obsoleta", enquanto o presidente francês avisou que a guerra pode chegar à Europa.

Com a pior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial a dividir a Europa, Angela Merkel pediu união para evitar o fim do projeto europeu.

Merkel defendeu a revisão da lei que obriga os refugiados a pedir asilo no primeiro país a que chegam.

Já François Hollande admite que a Europa foi lenta a responder à vaga migratória.

Por outro lado, a crise dos refugiados não se consegue resolver sem a cooperação com a Turquia. Os fundos europeus vãos ser mobilizados para ajudar Ancara a lidar com mais de dois milhões de refugiados, na maioria sírios.

O combate às redes de tráfico de migrantes no Mar Mediterrâneo é outra das ações em conjunto de vários Estados membros. A segunda fase do Nav for Med já está em curso: são seis navios os em águas internacionais ao largo da Líbia - um porta-aviões italiano, uma fragata francesa, uma britânica e outra espanhola e dois navios alemães.

Só este ano morreram quase 3.000 pessoas quando faziam a travessia do Mediterrâneo em barcos de borracha e abandonados pelos traficantes.

pub