Milhares de pessoas na despedida ao rei George Tupou V

| Mundo

Milhares de pessoas juntaram-se hoje nas ruas da capital do Tonga para se despedirem do rei George Tupou V, cujos restos mortais foram transportados numa plataforma de vinte metros entre o Palácio e o Panteão real.

O cortejo fúnebre foi realizado com cerca de 200 soldados da guarda de honra e o caixão do rei, coberto com a bandeira nacional, foi carregado por homens vestidos com trajes tradicionais.

O corpo do monarca, que faleceu a 18 de março em Hong Kong, onde estava em tratamento devido a um cancro e a diabetes, e exerceu um curto mandato onde impulsionou o processo democrático do país, foi velado na noite de segunda-feira.

A George Tupou V irá suceder o seu irmão mais novo e príncipe herdeiro, Lavaka Ata`Ulukalala.

O monarca falecido, o quinto que utilizava o nome Tupou desde a instauração da monarquia no Tonga em meados do século XIX, subiu ao trono em setembro de 2006 depois da morte do seu pai Taufa`ahau Tupou IV.

O Tonga é um arquipélago formado por 176 ilhas e ilhotas, faz parte da Comunidade Britânica de Nações apesar de ter sido o único território do Pacífico Sul que "iludiu" a colonização estrangeira.

 

Tópicos:

Panteão, Taufa Tupou IV,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em Pedrógão Grande, dois anos depois dos incêndios, quase só os estrangeiros são atraídos para a região.

Uma equipa da RTP acompanhou o curso dos novos seguranças pessoais, "sombras" de quem protegem.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.