Milhares de pessoas num cordão humano contra alterações climáticas e violência

por Lusa

Milhares de pessoas, entre parisienses e ativistas de todo o mundo, deram hoje as mãos para formar um cordão humano ao longo do Boulevard Voltaire, em Paris, contra as alterações climáticas e a violência, segundo uma das organizações presentes.

"Juntamos as mãos contra a mudança do clima e a violência", refere Hoda Baraka, da 350.org, citada numa informação divulgada pela organização ambientalista.

O cordão humano, assim como a iniciativa de colocar milhares de pares de sapatos no local onde iria realizar-se a marcha cancelada devido aos atentados realizaram-se sem acidentes, mas depois alguns manifestantes atiraram objetos à polícia que respondeu com gás lacrimogéneo.

Além destes participantes pacíficos em Paris, cidade que vai receber a conferência das partes das Nações Unidas para o clima, a partir de segunda-feira, "centenas de milhares de pessoas estão a participar em marchas contra as alterações climáticas em todo o mundo e deixam uma mensagem clara" para os líderes mundiais.

"Deixem os combustíveis fósseis no solo e financiem uma transição justa para energias 100% renováveis" é o que transmitem os manifestantes nas cidades, incluindo em Portugal, estando previstas marchas, na tarde de hoje.

A marcha agendada para hoje e outra a 12 de dezembro, um dia depois da data prevista para o fim da conferência, foram canceladas pelo Governo francês por razões de segurança, depois dos atentados de 13 de novembro em Paris, que provocaram 130 mortos.

O cordão humano prolongou-se desde a estação de metro de Oberkampf, perto da praça de la République, passou pelo teatro Bataclan, um dos locais do atentado, e terminou na praça de Nation.

Pais, filhos, ativistas e delegados da conferência das Nações Unidas, que decorre até 11 de dezembro, juntaram as mãos a favor da paz e da justiça climática, salienta a 350.org.

Entre as cidades com marchas a favor do clima estão Sydney, Melbourne, Cairo, Londres, Tóquio, Barcelona, Berlim, Joanesburgo, Lisboa, Porto ou Braga.

Tópicos
pub