Milhares de sauditas assinam petição contra tutela masculina das mulheres

por Lusa

Riade, 27 set (Lusa) -- Quase 15.000 sauditas assinaram uma petição que pede o fim do sistema de tutela dos homens sobre as mulheres, que as obriga a pedir autorização para estudar, trabalhar, casar ou sair do país, informou hoje uma ativista.

A petição, dirigida ao rei Salman, pede que as mulheres sejam tratadas "como cidadãos de pleno direito" e que seja definida "uma idade a partir da qual elas sejam consideradas adultas e responsáveis pelos seus atos", explicou à agência France-Presse a ativista Aziza Al-Yousef.

Yousef, professora universitária jubilada, disse ter tentado, sem êxito, entregar a petição, já com 14.700 assinaturas, no gabinete real na segunda-feira. A ativista vai agora enviá-la por correio eletrónico, como pedido.

A Arábia Saudita é um dos países do mundo que mais restrições impõem às mulheres e é o único onde elas estão proibidas de conduzir.

O sistema de tutela determina que a mulher tenha de ter autorização de um guardião - um parente do sexo masculino como o pai, irmão, marido ou, no caso das viúvas, um filho -- para estudar, trabalhar, abrir uma conta bancária, casar, submeter-se a determinados procedimentos médicos ou viajar.

Tópicos
pub