Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Toneladas de lixo italiano ainda podem vir para Portugal

por Soraia Ramos, Duarte Valente, João Oliveira, Pedro Escoto

É um negócio que pode chegar aos nove milhões de euros mas que foi suspenso por suspeitas de irregularidades. Portugal estava a importar lixo à polémica região italiana de Nápoles, tendo já chegado quase sete mil toneladas. O Sexta às 9 foi o primeiro programa de televisão do mundo a conseguir autorização para entrar nesta gigantesca lixeira a céu aberto.

Em Lo Spesso, a 20 quilómetros de Nápoles, estão dois dos cinco milhões de toneladas de lixo urbano que Itália precisa urgentemente de tratar ou exportar. A incapacidade para a resolução deste problema levou o Tribunal Europeu a multar o país

Com Roma a pagar 120 mil euros por dia devido à acumulação de lixo, a solução passa agora por exportar tudo o que puder. E há apenas quatro países europeus autorizados a receber estes resíduos: Portugal, Espanha, Bulgária e Roménia

As mais de seis mil toneladas que já chegaram a Portugal têm níveis inaceitáveis de carbono orgânico dissolvido segundo as análises aos resíduos.O problema é que estas análises só foram feitas depois da investigação lançada pela RTP.

Até aí, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que gere estes processos de importação, não viu razões para duvidar dos relatórios enviados pelas autoridades italianas.
pub