MInistro alemão considera escandalosa falta de dinheiro de agências ONU

por Lusa

Nações Unidas, Nova Iorque, 01 out (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, considerou hoje "escandalosa" a dimensão do subfinanciamento das agências da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregadas de responder à maior crise de refugiados em 70 anos.

Agências como a dos refugiados, dos refugiados palestinianos e o Programa Alimentar Mundial "ajudam pessoas em necessidade, no terreno, sem intermediários", afirmou na assembleia geral da ONU.

"É escandaloso que essas organizações estejam tão subfinanciadas que tenham de cortar na ajuda alimentar e médica", criticou.

A Alemanha decidiu contribuir para as agências da ONU com 100 milhões de dólares (89 milhões de euros) para um total de 1,8 mil milhões anunciados na terça-feira por representantes das sete principais economias do mundo, países europeus e Estados do Golfo.

O dinheiro vai ajudar a aliviar o peso dos vizinhos da Síria, designadamente Turquia, Líbano e Jordânia, que acolhem a maioria dos refugiados.

A ONU debate-se para ajudar 60 milhões de pessoas deslocadas por conflitos, o maior número desde a II Guerra Mundial.

Quatro milhões de pessoas fugiram da guerra na Síria, com centenas de milhares a procurar viajar para a Europa para procurarem reconstruir as suas vidas.

A Alemanha já recebeu 600 mil destes refugiados desde janeiro e cerca de dez mil estão a chegar todos os dias, adiantou Steinmeier.

"Estas figuras mostram que mesmo nós não conseguimos aguentar isto sozinhos no longo prazo. Precisamos de uma solução europeia", considerou.

"A solução deve passar por uma cooperação próxima com os nossos vizinhos do Mediterrâneo, especialmente a Turquia", avançou o ministro alemão.

Steinmeier apelou ainda aos países europeus e a todos os Estados membros da ONU para que se comportem bem.

"Quando lidamos com uma catástrofe humanitária tão horrível como a da Síria, somos todos vizinhos", sintetizou.

Tópicos
pub