Morreu aos 87 anos Margaret Thatcher

| Mundo

Morreu a "Dama de Ferro" vítima de um AVC
|

A antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu esta segunda-feira na sequência de um acidente vascular cerebral. "É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe morreu pacificamente", comunicou o porta-voz da família. Thatcher sofria de Alzheimer e estava muito debilitada fisicamente, sendo que na última década foram raras as suas aparições públicas.

A antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu na sequência de um acidente vascular cerebral, anunciou o porta-voz da família.

Citando os dois filhos, Mark e Carol Thatcher, o porta-voz esclareceu que "a baronesa Thatcher morreu pacificamente esta manhã depois de ser vítima de um AVC".

Conhecida como a "Dama de Ferro", foi a primeira mulher a chegar ao cargo de primeira-ministra na Grã-Bretanha, levando os conservadores a três vitórias eleitorais e governando entre 1979 e 1990, o mais longo período contínuo feito por um primeiro-ministro britânico desde o início do século XIX.

Thatcher foi uma das figuras de maior destaque na política do século XX, filha de um merceeiro, com uma determinação de aço, amada e odiada na mesma medida, considerada por muitos como fundamental na modernização e na transformação do país, mas acusada por outros de cavar um enorme fosso entre pobres e ricos.

Ficou ainda conhecida pela forte aliança realizada com o Presidente dos EUA Ronald Reagan contra o comunismo, sendo recompensada ao ver a queda do Muro de Berlim em 1989. No entanto essa recompensa tornou-se também numa preocupação face a uma Alemanha unificada e dominadora da Europa.
"Um tirano brilhante"

Conhecida para muitos como simplesmente "Maggie" foi ainda a responsável pela transferência de grande parte da economia das mãos do Estado para a propriedade privada.

"Um tirano brilhante rodeado por mediocridades" foi como o ex-primeiro-ministro Harold Macmillan a descreveu, enquanto Edward Heath, um outro primeiro-ministro, a intitulou de "mulher sangrenta".

Thatcher sofria de Alzheimer, estava muito debilitada fisicamente e, na última década, as suas aparições públicas foram raras, não falando em público desde 2002 por aconselhamento dos seus médicos, após ter sido vítima de vários acidentes vasculares cerebrais.

Tinha sido hospitalizada em dezembro passado para retirar um tumor da bexiga, intervenção cirúrgica que foi classificada então como "menor" pelos elementos mais próximos da ex-primeira-ministra britânica.

Tópicos:

AVC, Carol Thatcher, Margaret Thatcher, Mark, acidente vascular cerebral, britânica, ex-primeira-ministra,

A informação mais vista

+ Em Foco

A RTP ouviu os seis lideres partidários sobre temas que escapam aos programas políticos e que contribuem para definir o perfil dos candidatos.

    Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

    Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.