Morreu Eugene Cernan, o último astronauta a pisar a Lua

por RTP
Reuters

Morreu Eugene Cernan aos 82 anos. O astronauta foi o último homem a pisar a Lua. Eugene Cernan foi o comandante da missão espacial Apollo 17 que chegou à superfície lunar em dezembro de 1972. Foi a última missão tripulada à Lua.

Na sua página oficial, a NASA explica que Cernan foi um dos 14 astronautas selecionado pela NASA em outubro de 1963. Ao serviço da agência espacial pilotou a Gemini 9 e fez parte da Apollo 10, para além de ter chefiado a Apollo 17.

Em 1972, Gene Cernan e o seu colega Harrison Schmitt fizeram da Lua a sua casa por três dias. Percorreram cerca de 30 quilómetros e exploraram durante 22 horas as crateras e montanhas lunares.

“Eu sabia que tinha mudado nos últimos três dias e que já não pertencia exclusivamente à Terra”, escreveu num livro de memórias. “A partir daí, eu iria pertencer ao Universo”, acreditava.



Em comunicado publicado pela NASA, a família indica que o estado de saúde do astronauta se tinha vindo a degradar já há algum tempo.

“Apesar dos 82 anos, Gene continuava com paixão a partilhar o desejo que continuasse a exploração do espaço pelo homem e encorajava os responsáveis do nosso país, bem como os jovens, a não fazerem dele o último homem a ter pisado a lua”, aponta ainda a família.

pub