Morreu o famoso bulldog radical Tillman

por Nuno Patrício - RTP
Tillman o "cão radical" surfa uma onda na competição "Surf dog" em Huntington Beach, na California, Estados Unidos. Foto: Lucy Nicholson - Reuters

O radical e irreverente bulldog inglês de nome Tillman, mundialmente conhecido por gostar de andar de skate e fazer surf, morreu esta semana devido a um fulminante ataque de coração.

Gostava de andar de skate e também se aventurou nas ondas do mar da Califórnia em cima de uma prancha de surf.

"Tillman", o bulldog inglês que em 2009 entrou para a história dos recordes mundiais do Guinness, como o canino mais rápido a andar de skate, morreu no sul da Califórnia, com dez anos de vida.

O dono, Ron Davis, de 46 anos, diz que o “seu melhor amigo” e companheiro de muitas aventuras, Tillman, sofria há já algum tempo de um batimento cardíaco irregular. Esta terça-feira não aguentou e acabou por morrer.



Davis ainda levou Tillman a um hospital veterinário, onde foi efetuada uma tentativa de reanimação cardiovascular, mas sem sucesso.

"Ele era meu melhor amigo, meu irmão e minha sombra, e quando chegava a hora de mostrar os seus incríveis dotes e aptidões era incrível. Ele fez milhões de pessoas em todo o mundo sorrir e ficarem fãs de Tillman",refere Davis. "Ele era uma bolinha de 60 quilos de inspiração para muitas pessoas".

Um canino radical
Tillman não perdia uma boa oportunidade para dar uma voltinha de skate.

Prancha no asfalto e lá ia ele com duas patas em cima do skate e outras duas a dar balaço até ganhar velocidade.

Tillman ganhou uma legião de fãs com a publicação de um vídeo no YouTube em 2007, em que se pode ver o “cão radical” a empurrar o skate com as patas.

No ano de 2009, o talento do Tillman não passou despercebido aos famosos coletores de recordes mundiais e o cão mostrou e entrou para a famosa lista do Guinness como o canino mais rápido do mundo sobre uma prancha.

Tillman colocou as patas em ação e rolou 100 metros em 19,678 segundos nos X Jogos de Los Angeles.



O vídeo foi visto por mais de 20 milhões de utilizadores, no YouTube. Foi também proveitado num anúncio publicitário da Apple inc para uma campanha promocional da iPhone.

Mas a pequena prancha terrestre rapidamente se tornou numa forma de Tillman se aventurar em pranchas maiores e foi no surf que o bulldog inglês viu mais uma vez a felicidade da sua vida aventureira.



O destemido Tillman não se fez rogado e enfrentou as ondas californianas com toda a agilidade.

Demostração disso é o registo de Tillman a surfar uma onda durante a 6ª competição anual Surf Dog em Huntington Beach, Califórnia, a 28 de setembro de 2014.

Facilmente reconhecido pelo “seu casaco” castanho claro, focinho e peito brancos, Tillman também foi estrela televisiva ao surgir na série "Who Let the Dogs Out", do canal Hallmark.



Tillman, além de skate, gostava de snowboard, surf e instalar-se num lugar especial, o banco da frente do veículo todo terreno do dono e amigo, Ron Davis.
pub