Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Morreu Prince, músico de múltiplos talentos

por RTP com Lusa
Steve Marcus - REuters

Segundo site TMZ, Prince morreu na sua residência em Presley Park, na sequência de uma gripe que originara o seu internamento na sexta feira.

O cantor norte-americano, Prince Rogers Nelson de seu nome, conta 57 anos e tem-se destacado como uma das figuras maiores da música popular nas últimas décadas. Na sua música encontram-se influências combinadas de rock, R&B, soul, funk, hip hop, disco, psychedelia, jazz, e música pop.

Prince iniciou a carreira na transição da década de 1970 para a de 1980, destacando-se com "Dirty Mind" (1981) e "Purple Rain" (1984).

O autor de "Sometimes it snows in april" esteve várias vezes em Portugal, a mais recente das quais no verão de 2013, com um concerto surpresa no Coliseu de Lisboa.

Em 2010, Prince atuou no festival Super Bock Super Rock, perto da praia do Meco, onde contou com a presença da fadista (e amiga) Ana Moura, com quem já colaborou.

Numerosos artistas têm vindo entreanto a manifestar a sua surpresa e a sua consternação pela morte do músico. Foi o caso da cantora Kay Perry, citada pela Agência France Press, segundo a qual "o mundo perdeu uma parte da sua magia". E acrescentou, na sua conta de Twitter: "Descansa em paz, Prince! Obrigada por nos teres dado tanto".

No mesmo registo, o cantour Wyclef Jran tuitou: "Descansa em paz, rei Prince, obrigado por me teres inspirado para ser músico e utilizar este instrumento para curar as pessoas".

O realizador Spike Lee, por seu lado, tuitou: "Sinto a falta do meu irmão. Prince era engraçado. Um grande sentido de humor".

Mas não só no mundo do espectáculo a morte de Prince levantou ondas de choque. Também o emblemático entrevistador da CNN Larry King considerou que hoje "é um dia muito triste para o mundo da música (...) Vamos recordá-lo por muito tempo. Diz-se que algumas pessoas são insubstituíveis. Nunca haverá outro Prince".
pub