Moscovo sustenta que avião abatido pela força aérea turca estava em espaço aéreo sírio

por RTP
Murad Sezer - Reuters

A aviação turca avança que abateu um caça que alegadamente sobrevoava o seu espaço aéreo perto da fronteira com a Síria. Moscovo já confirmou que o aparelho abatido era russo e estava a sobrevoar exclusivamente o espaço aéreo sírio.

As cadeias de televisão NTV e CNN Turk difundiram imagens da queda do caça-bombardeiro SU-24, a despenhar-se na zona de Yamadi, na província síria de Latakia. As imagens começam agora a ser partilhadas no YouTube.



Segundo as autoridades turcas, o avião foi avisado, por 10 vezes durante cinco minutos, de que sobrevoava o seu espaço aéreo.

"Um avião russo SU-24 foi abatido de acordo com as regras de combate depois de ter violado o espaço aéreo turco, apesar dos avisos", revelaram à agência AFP fontes da Presidência turca.




Fontes presidenciais turcas, citadas pela Reuters, garantem que cumpriram as regras relativas à violação do espaço aéreo. O ministro dos Negócios Estrangeiros vai agora consultar a NATO, as Nações Unidas e os países aliados sobre este assunto.
Moscovo desmente violação do espaço aéreo
O Ministério russo da Defesa garante que o avião não violou o espaço aéreo turco e que os pilotos saltaram de páraquedas antes de ser abatido o SU-24 .

"Hoje, sobre território sírio, na sequência de tiros disparados provavelmente a partir do solo, caiu um avião SU-24 da Força Aérea russa em combate na Síria", refere o Ministério da Defesa russo num comunicado, citado pela AFP.

Segundo a mesma agência, Moscovo diz que o SU-24 nunca saiu do espaço aéreo sírio.

A France Press avança que, “um dos pilotos do avião está nas mãos dos rebeldes sírios".

Na sua conta do twitter, a televisão turca Habertürk TV captou as imagens da queda do avião.
A agência noticiosa turca Anadoluency mostrou imagens de dois pilotos russos saltando em páraquedas. Segundo a CNN, citando fontes locais, um deles terá sido capturado por forças tribais turcomanas em território sírio. Geralmente os turcomanos sírios, de ascendência turca, têm sido alvo de declarações de solidariedade por parte de Ankara.

Uma notícia veiculada pela Reuters referia o lançamento de uma operação helicópteros russos, destinada a recuperar os dois pilotos.
Tópicos
pub