Nasceu em Espanha o primeiro bebé com microcefalia associado ao Zika

por Cristina Sambado - RTP
Albert Gea - Reuters

O primeiro bebé na Europa com microcefalia associada ao vírus Zika nasceu esta segunda-feira numa maternidade em Barcelona. O menino que nasceu por cesariana está estável e não necessitou de nenhuma reanimação específica. A mãe foi informada das malformações do feto detetadas às 20 semanas de gestação, mas decidiu seguir com a gravidez.

“Tem um perímetro craniano menor do que os normais 33,5 a 34 centímetros. Mas está clinicamente bem, respira sem ajuda externa e está a ser monitorizado por uma equipa multidisciplinar”, afirmou Félix Castillo, chefe de serviço de neonatologia do hospital Vall d’Hebron, em Barcelona.

O recém-nascido vai agora ser submetido a estudos clínicos para averiguar o seu estado de saúde. O grau de malformação craniana ainda vai ser medido. “As próximas horas e dias vão ser cruciais para que não surja nenhuma infeção e tudo corra normalmente”, acrescentou em declarações ao jornal El Mundo.

Segundo o especialista, “a microcefalia é uma tradução do cérebro que não cresceu, de modo que não vai funcionar bem e provavelmente terá uma vida muito dependente dos cuidados de saúde pública”.

A mãe, que contraiu dengue e Zika durante uma viagem à América Latina, decidiu levar com a gravidez até ao final, apesar das malformações terem sido detetadas às 20 semanas de gestação, está bem.

“A cesariana correu muito bem. A mãe esteve acompanhada pelo pai e estão ambos muito emocionados e felizes”, afirmou a chefe de obstetrícia do hospital ao jornal El Pais.

Na Catalunha, 21 grávidas foram infetadas com o Zika depois de viagens à América. Cinco delas deram à luz bebés sem qualquer problema associado ao vírus. Este foi o único caso em que os médicos detetaram malformações no feto.

Em Espanha, o número de casos de Zika subiu para 190, dos quais 26 mulheres que estavam grávidas no momento do diagnóstico.
Tópicos
pub