Naufrágio ao largo da Líbia causou 84 desaparecidos

por Lusa

Roma, 30 abr (Lusa) - O naufrágio de um barco pneumático com migrantes, ao largo da Líbia, levou ao desaparecimento de 84 dos seus ocupantes, segundo testemunhos de outros 26 que foram recolhidos por uma embarcação, informa uma entidade internacional.

O porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Flavio Di Giacomo, publicou na sua conta `Twitter` que "26 migrantes [foram] salvos no mediterrâneo depois de um naufrágio: segundo testemunhas recolhidas pela OIM, 84 pessoas estão desaparecidas".

A agência noticiosa France Presse (AFP), que divulgou a informação, não conseguiu contactar Flavio Di Giacomo, mas as autoridades italianas receiam o desaparecimento de dezenas de pessoas depois do naufrágio desta embarcação, na sexta-feira, a cerca de quatro milhas (7,4 quilómetros) ao largo da cidade líbia Sabrata.

Um cargueiro italiano conseguiu salvar 26 pessoas, que vinham naquela embarcação, precisaram hoje elementos da guarda costeira italiana que alertaram para a situação.

O mar agitado, com vagas de cerca de dois metros, dificultou a procura de eventuais desaparecidos e o cargueiro seguiu para norte, fora de águas territoriais libanesas, para transferir os 26 resgatados para dois barcos da guarda costeira italiana.

Estes dirigiram-se à ilha de Lampedusa, entre a Líbia e a Sicília, onde a OIM recolheu os primeiros testemunhos.

Mais de 26 mil migrantes chegaram a costas italianas, desde o início do ano, a maioria recuperada no mar por navios italianos ou de outros países.

Tópicos
pub