Navio patrulha da Coreia do Norte entra em águas sul-coreanas

por Lusa
KCNA/ Reuters

Um navio patrulha da Coreia do Norte entrou esta segunda-feira em águas da Coreia do Sul, gerando novo episódio de tensão um dia depois de Pyongyang ter lançado um rocket de longo alcance.

O patrulheiro norte-coreano cruzou a delimitação marítima ocidental entre as duas coreias às 6h55 locais (21h55 em Lisboa), segundo um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

O navio permaneceu 20 minutos em águas sul-coreanos e regressou ao lado da Coreia do Norte depois de um navio militar da Coreia do Sul ter feito disparos de advertência, explicou a mesma fonte.

A Marinha sul-coreana "está numa situação de alerta elevada e intensificou a vigilância das atividades da Coreia do Norte", afirmou aquele porta-voz.

Estas incursões em águas sul-coreanas são relativamente frequentes, uma vez que Pyongyang não reconhece a delimitação marítima entre os dois países traçada no final da guerra da Coreia (1950-53).
Sanções na forja

Este episódio ocorreu depois de no domingo o Conselho de Segurança das Nações Unidas ter condenado "firmemente" o lançamento, no mesmo dia, de um rocket pela Coreia do Norte e ter anunciado que vai aprovar em breve novas sanções contra o país.

A declaração do Conselho foi unânime, o que significa que foi apoiada pela China, o principal aliado de Pyongyang, e pelos restantes 14 países que compõem o Conselho de Segurança.

O órgão executivo da ONU reuniu-se de emergência no domingo, a pedido dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul, depois de a Coreia do Norte anunciar o lançamento de foguetão para colocar um satélite em órbitra que a comunidade internacional considera ter sido um ensaio de mísseis balísticos.

Tópicos
pub