Nicarágua garante que eliminou todas as pistas clandestinas traficantes droga

por Lusa

Manágua, 28 nov (Lusa) -- Os militares da Nicarágua garantiram na sexta-feira que todos os campos de aviação clandestinos usados pelos cartéis de traficantes para exportarem drogas para os EUA estavam destruídos e que foram tomadas medias para que não reaparecessem.

A operação fez parte de uma política de construir "um muro de contenção em torno dos traficantes", afirmou o chefe da Forças Armadas, general Julio Aviles, no final de um dia de homenagens aos militares nicaraguenses.

Aviles adiantou que já passou um par de anos desde que a última pista de aviação, na costa caribenha, deixou de estar operacional.

Agora, afirmou, já não há aparelhos, "ao contrário de outros países, a aterrar para depositar drogas e depois transportá-las" para a América do Norte.

O general acrescentou que os militares têm o controlo firme das fronteiras da Nicarágua, em terra, no mar e no ar.

Disse ainda que entre 2002 e 2015, os militares apreenderam 175 toneladas de drogas e eliminaram várias organizações criminosas.

A informação policial coloca a Nicarágua como o país mais seguro da América Central, com uma taxa de homicídios de 8,6 por 100.000 habitantes.

Isto contrasta fortemente com, por exemplo, as vizinhas Honduras, que apresenta a maior taxa mundial de homicídios de um país em tempo de paz com 68 por 100 mil.

pub