Nome de Christine Lagarde ganha força para o lugar de Barroso

| Mundo
Nome de Christine Lagarde ganha força para o lugar de Barroso

Foto: reuters

É uma aposta dos diplomatas europeus, ouvidos pelo Euroactiv, jornal online focado nos assuntos da União Europeia. A próxima presidente da Comissão Europeia pode mesmo ser Christine Lagarde, a atual diretora geral do Fundo Monetário Internacional.

A forma de eleger o responsável máximo pela Comissão Europeia merece agumas reflexões junto do governo de Angela Merkel. Há quem defenda uma alteração nessa eleição de forma a impedir o automatismo existente na escolha para o cargo, com base no resultado das eleições europeias. Merkel será uma das defensoras da ideia.  

Uma opção que vem sendo analisada nas questões europeias e de política internacional. Assim, e face à ausência de uma maioria expressiva nas Europeias, Lagarde pode, de facto, acabar por ser a escolhida por consenso, como aliás aconteceu já com o atual presidente da Comissão, Durão Barroso.

(Com Marcos Celso)

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.