Norte-americano que impediu massacre no TGV esfaqueado na Califórnia

por RTP
Reuters

Um dos militares norte-americanos que impediu, em agosto, um ataque a bordo de um comboio de alta velocidade foi agredido esta quarta-feira. Spencer Stone encontra-se num estado estável, depois de ter sido esfaqueado por diversas vezes em Sacramento, na Califórnia.

O incidente ocorreu na noite de quarta-feira. Esta quinta-feira, as autoridades norte-americanas disseram não ter ainda informações sobre os acontecimentos que precederam este incidente, relata a NBC.

Não se sabe, por isso, se este ataque tem alguma relação com a ação de Spencer a bordo do comboio Thalys."Heróis do Thalys"

Os acontecimentos a bordo deste comboio, que efetuava a ligação entre Amesterdão e Paris, remontam ao dia 21 de agosto de 2015.

El-Khazzani preparava-se para iniciar um ataque a bordo, quando foi travado por três norte-americanos e um britânico, que assim evitaram o que poderia ter sido um verdadeiro massacre.

Spencer Stone acabou por sair ferido deste ato heróico, tendo sido atingido por diversas vezes com uma arma branca, enquanto tentava impedir o atacante de atirar contra os passageiros do comboio. Com ferimentos na mão, pescoço, e no olho, Stone foi na altura hospitalizado e operado.

Depois dos acontecimentos de 21 de agosto, Spencer e os restantes “heróis do Thalys” foram condecorados com a Legião de Honra, a mais alta distinção francesa.
pub