Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Novo PM do Canadá mantém promessa de acolher 25 mil refugiados sírios até 01 de janeiro

por Lusa

Otava, 06 nov (Lusa) -- O Canadá vai acolher 25 mil refugiados sírios até 01 de janeiro, disse na quinta-feira o primeiro-ministro, Justin Trudeau, reiterando uma promessa eleitoral.

"O objetivo continua a ser ter 25 mil refugiados sírios no Canadá antes de 01 de janeiro", disse Trudeau à Rádio Canadá, na primeira entrevista após a tomada de posse, na quarta-feira.

Para atingir este objetivo num curto espaço de tempo, "vários ministérios foram mobilizados" e é necessário "ter parcerias com as províncias e os municípios", acrescentou.

"Os canadianos querem que ajamos de forma responsável e refletida" e eles "escolheram dar um mandato de abertura e de responsabilidade" para que o seu país "se comprometa de forma sólida no panorama internacional".

Para Trudeau, o acolhimento de 25 mil refugiados não é o mais difícil, sublinhando que é preciso "dar-lhes perspetivas de sucesso para as suas famílias", de forma a beneficiar a comunidade e o país como um todo, "conforme todas as vagas de imigrantes e de refugiados anteriores o puderam fazer".

Além disso, referiu que o seu ministro da Defesa, Harjit Sajjan, está a trabalhar para acabar com ataques aéreos das forças canadianas, no quadro da coligação internacional, contra o grupo Estado Islâmico (EI).

Esta retirada dos caças canadianos será feita rapidamente e deve "fazer-se de forma responsável" e "respeitosa" para os aliados do Canadá, afirmou.

Sajjan vai "analisar as diferentes opções para garantir" que a promessa de parar os ataques contra o EI será cumprida.

Os aliados "compreendem bastante bem que este governo foi eleito com um mandato muito claro de terminar estes ataques", sublinhou o primeiro-ministro, garantindo que o Canadá continua "comprometido na luta contra o Estado Islâmico".

Além do acolhimento de refugiados, o Canadá vai garantir uma ajuda humanitária no terreno e concentrar as suas "forças armadas no papel da formação ao invés do combate", acrescentou Trudeau.

Tópicos
pub