"O açoriano" de Obama relembra a jornada na Casa Branca

por RTP
Pete Souza foi o fotógrafo oficial da Casa Branca que acompanhou durante oito anos a família Obama Jonathan Ernst - Reuters

O luso-descendente Pete Souza trabalhou nos últimos oito anos como fotógrafo oficial da Casa Branca. Ao longo dos mandatos de Barack Obama, “o açoriano” mostrou no Instagram a aventura presidencial, captando imagens emblemáticas.

A lente de Pete Souza deu a conhecer ao mundo Barack Obama. Foram oito anos dedicados ao Presidente norte-americano e à sua família. No instagram pessoal, o fotógrafo açoriano mostra o Obama Presidente, pai, marido, atleta e quase sempre com um sorriso na cara. “Acho que ele achava cool porque nunca tinha conhecido ninguém dos Açores”, afirma o fotógrafo.


Numa fotografia com Barack Obama, Pete Souza confessa que o Presidente o chama de “o açoriano”.

“Durante oito anos, o meu patrão referiu-se a mim, de forma respeitosa, como o açoriano. Os meus dois pares de avós nasceram nos Açores, ilhas portuguesas no meio do Atlântico”, lembra na publicação.

Na mesma fotografia, tirada na Base das Lajes, em novembro, altura em que Barack Obama fez uma escala técnica na Ilha Terceira no regresso da sua última viagem à Europa como Presidente dos Estados Unidos, “o açoriano” lembra que “o Presidente, que normalmente não desembarca durante paragens de reabastecimento, disse ao Serviço Secreto que ia sair do avião para tirar uma fotografia com o Pete. E depois, devido à linda paisagem, acabámos a caminhar na pista por 90 minutos".

For eight years, my boss has referred to me, I think with reverence, as the Azorean. Both sets of my grandparents were born in the Azores, Portuguese islands in the mid Atlantic. I think he thought it was cool since he had never met anyone from the Azores. Then it turns out that his political director in the second term, David Simas, and his Energy Secretary, Ernie Moniz, also had Azores roots. So it became even cooler that I was Azorean. This past November, it just so happened that Air Force One was refueling in the Azores as we traveled from Greece to Peru. The President, who usually doesn't disembark from the plane during refueling stops, told the Secret Service he was going to get off the plane to "take a picture with Pete." And then, because of the beautiful setting, we walked around the tarmac for 90 minutes. Thanks to my colleague Chuck Kennedy for snapping this photo. Disclosure: the wind was blowing my shirt open.

Uma foto publicada por Pete Souza (@petesouza) a


Depois de oito anos como fotógrafo oficial da era Obama, Pete confessa que não tem uma fotografia preferida desta jornada. No entanto, relembra, uma vez mais na sua conta de instagram, um sábado de fevereiro em 2010.


Nos últimos oito anos, o fotógrafo da Casa Branca tirou cerca de dois milhões de fotografias. Os registos de Pete Souza na conta oficial do Flickr da Casa Branca são acompanhados de uma legenda, quase sempre intimista, que conta a história para além do momento retratado.
Quem é Pete Souza?
Foi o fotógrafo oficial da Casa Branca que acompanhou durante oito anos a família Obama. “Tão orgulhoso desta família e de como eles representaram o nosso país nos últimos oito anos. Foi uma grande honra ter documentado as suas vidas para a história”, confessa o fotógrafo.


Agora com 62 anos, Souza foi nomeado para o cargo em 2008. Já tinha estado na Casa Branca como fotógrafo oficial de Ronald Reagan no seu segundo mandato (1983-1989).

Mas esta relação é mais antiga do que se poderia pensar. Do Senado à Casa Branca, Pete Souza acompanhou a ascensão política de Barack Obama.

O luso-descendente começou a trabalhar em 2005 com Obama, quando este era ainda senador do Illinois, e só em 2009 é que voltou a ser o fotógrafo oficial da Casa Branca.

No primeiro trabalho com Obama, Pete Souza era fotojornalista do Chicago Tribune. Documentou para o jornal o primeiro ano de Barack Obama no Senado, bem como as suas viagens a sete países. Deste trabalho resultou o livro The Rise of Barack Obama, que integrou mesmo a lista de best-sellers do New York Times.

Após o 11 de Setembro, foi um dos primeiros fotojornalistas que cobriram a queda de Cabul, no Afeganistão, onde chegou depois de ter cruzado as montanhas do Hindu Kush a cavalo com quase um metro de neve.

Natural de South Dartmouth, no Massachussets, mas neto de emigrantes açorianos, Pete Souza sonha com o regresso às origens para poder fazer aquilo que melhor sabe: registar em imagens a vida no arquipélago.

Barack Obama despede-se da Casa Branca e com ele vai “o açoriano”.
Tópicos
pub