O fotógrafo da menina do National Geographic promete ajudá-la

por RTP
DR

Sharbat Gula, a menina afegã de olhos verdes que fez parte de uma das capas mais conhecidas do National Geographic, foi detida esta quarta-feira por posse ilegal de documentos. Steve MacCurry, o fotógrafo que a tornou um dos rostos mais conhecidos do mundo, já veio afirmar que “fará tudo o que estiver ao seu alcance para lhe facilitar apoio legal e económico.

A menina de olhos verdes que foi capa do National Geographic foi detida por posse ilegal de documentos falsos no Paquistão, país onde vive num campo de refugiados.

O fotógrafo que captou um dos rostos mais marcantes na história da fotografia, Steve McCurry, comprometeu-se a ajudar Sharbat Gula assim que soube que tinha sido detida. "Estou comprometido a fazer todos os possíveis para facilitar o apoio legal e económico a ela e à sua família", escreveu o fotógrafo no instagram, junto da conhecida foto. "Condeno esta ação com todas as forças. Sofreu a vida toda e ter sido presa foi uma enorme violação dos seus direitos humanos".


A detenção de Sharbat Gula, agora com 46 anos, foi conhecida esta quarta-feira. Ela não tem nacionalidade paquistanesa e pode incorrer até 7 anos de prisão.  Os seus dois filhos estão ainda a ser procurados pelas autoridades.

Gula foi retratada num campo de refugiados em 1985 por McCurry, sendo essas um dos ícones da fotografia contemporânea.
pub