Obama admite "preocupações" quanto ao crescimento económico a longo prazo

por Lusa

O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse hoje que "preocupações legítimas [pesam] sobre o crescimento económico mundial a longo prazo", depois de os britânicos terem votado a favor da saída da União Europeia (UE).

"Penso que existem algumas preocupações legítimas a longo prazo quanto ao crescimento global, se, de facto, o Brexit acontecer e isso congela as possibilidades de investimento na Grã-Bretanha ou na Europa como um todo", afirmou Obama numa cimeira com os seus homólogos canadiano e mexicano na capital canadiana, Otava.

"Numa altura em que a taxa de crescimento global já é fraca, isto não ajuda", acrescentou.

Por outro lado, Obama mostrou-se "confiante" que a decisão britânica de deixar a União Europeia não vai afetar o sistema financeiro global, num dia em que os mercados voltaram a recuperar das perdas do pós-Brexit.

"Tendo em conta a votação do Reino Unido no sentido de sair da União Europeia, as nossas equipas económicas vão continuar a trabalhar em conjunto para nos mantermos focados no crescimento das nossas economias e garantirmos que o sistema financeiro global é estável, é algo que estou confiante que conseguiremos fazer", salientou Obama.

 

Tópicos
pub