Obama apela à vigilância dos americanos contra o terrorismo

por Márcia Rodrigues

Foto: Reuters/Carlos Barria

Barack Obama falou ao país para tranquilizar os cidadãos, mas também para os lembrar de que devem estar vigilantes. Amanhã é dia de Ação de Graças, um feriado muito especial nos Estados Unidos. Mas a ameaça terrorista fala mais alto.

Sem aviso prévio, o Presidente dos Estados Unidos fez uma comunicação ao país para informar que todo o aparelho de segurança nacional está a trabalhar para prevenir um eventual atentado terrorista.

Em vésperas do "Thanksgiving Day" (Dia de Ação de Graças), um dos feriados mais importantes nos Estados Unidos da América, Barack Obama pediu aos cidadãos que reportem toda e qualquer atividade suspeita. O dia de Ação de Graças é uma ocasião em que milhões de americanos se deslocam pelo país para se reunirem com as respetivas famílias, o que causa um afluxo especialmente volumoso de pessoas aos serviços de transportes aéreos e terrestres, além de múltiplos eventos e reuniões públicos.

O comunicado presidencial, difundido a partir da Casa Branca, surge quase duas semanas após os atentados em Paris, que causaram a morte a cerca de 130 pessoas.

Apesar de ter sentido necessidade de fazer essa declaração, o presidente dos Estados Unidos também afirmou não ter conhecimento de nenhuma conspiração específica com o objetivo de realizar um atentado terrorista em solo norte-americano.
pub