Oito mortos em atentado contra forças de segurança no sudeste da Turquia

por RTP
Uma imagem de setembro de 2015 mostra a polícia de intervenção turca a carregar sobre manifestantes pró-curdos em Istambul Murad Sezer - Reuters

A explosão de uma viatura armadilhada nas imediações de um quartel da polícia de intervenção em Cizre, no sudeste da Turquia, causou esta sexta-feira as mortes de pelo menos oito agentes. O atentado, que está a ser atribuído à rebelião curda, fez ainda 70 feridos.

A bomba, adianta a agência Anadolu, foi detonada a cerca de 50 metros do edifício da polícia de intervenção, perto de um posto de controlo.A agência turca Anadolu atribui a autoria do ataque ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão, o PKK.

Doze ambulâncias e dois helicópteros foram entretanto enviados para o local do atentado, de acordo com o Ministério turco da Saúde, citado pela televisão do país.

Imagens difundidas pela televisão turca mostram uma coluna de fumo a elevar-se sobre o complexo atingido pela explosão.


Este atentado acontece dois dias depois de o exército turco ter desencadeado uma ofensiva terrestre em território sírio contra milícias curdas e o Estado Islâmico.

O veículo armadilhado explodiu junto a um edifício policial em Cizre por volta das sete da manhã (4h00 em Lisboa). Vários vídeos amadores começam agora a surgir nas redes sociais.


As forças de segurança da Turquia têm sido o alvo preferencial de ações do PKK desde 2015, ano em que colapsou uma trégua entre as autoridades do país e os curdos.

pub