Oposição síria volta a confirmar presença na conferência Genebra II

| Mundo

A oposição síria voltou a confirmar a sua participação na conferência de paz Genebra II depois de o secretário-geral da ONU ter retirado o convite ao Irão menos de 24 horas depois de o ter feito.

Em comunicado, a oposição síria, que ameaçou boicotar a conferência se o Irão, aliado de Bachar al-Assad, estivesse representado, "confirmou a sua participação na Genebra II, que tem como objetivo uma transição política na Síria", logo depois de Ban Ki-moon ter retirado o convite a Teerão.

No entanto, o Conselho Nacional Sírio anunciou a sua saída da coligação da oposição síria em protesto contra a sua participação na Genebra II.

A Genebra II vai arrancar na quarta-feira na cidade suíça de Montreux com uma sessão ministerial em que participarão cerca de 40 países e continuará, a partir de sexta-feira, em Genebra com negociações entre o governo e a oposição da Síria.

Tópicos:

Bachar, Genebra II,

A informação mais vista

+ Em Foco

Entre 1999 e 2002 nasceram três novos bairros. Passadas duas décadas, muitos residentes dizem-se abandonados.

Entrevista da correspondente da RTP em França, Rosário Salgueiro.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.