Organização Mundial de Saúde alerta países para surto de gripe das aves

por Inês Geraldo - RTP
Várias aves já foram abatidas devido a surto de gripe das aves Reuters

Surtos de gripe das aves foram encontrados em três locais diferentes esta segunda-feira, o que levou a Organização Mundial de Saúde a pedir às instâncias sanitárias de todo o mundo que monitorizem o desenvolvimento da doença em várias espécies de aves.

No Kuwait e na Itália foram encontrados surtos da estirpe H5N8, vírus altamente infeccioso em aves de capoeira e selvagens. As autoridades italianas reportaram o problema numa quinta de perus no norte do país, onde ficaram infetadas mais de seis mil aves, constatando-se a morte de 600 delas.

O primeiro aviso italiano aconteceu no princípio deste mês e o alastramento do vírus pela Europa e Ásia está a alertar a OMS. No Kuwait também foram registados casos de gripe das aves H5N8 em patos, gansos e faisões, tendo sido encontradas 144 aves mortas, na região de Al Jarah.

A nova estirpe tem sido encontrada em várias regiões do globo, mas o vírus ainda não teve incidência em humanos. A Organização Mundial de Saúde lançou o alerta para que se sigam casos de pessoas infetadas que podem dar origem a uma pandemia mundial.

As autoridades do Bangladesh também informaram a OMS de um surto de estirpe H5N1. O primeiro caso foi registado em Dhamrai, perto da capital, Dhaka. Morreram mais de 700 aves, mas fontes governamentais ligadas à saúde explicam que não há razão para as populações entrarem em pânico.

“Não há razões para pânico, as pessoas devem informar-nos se há aves a morrer”, completou fonte do governo que disse que não há casos de humanos infetados.
pub