Pelo menos dez mortos em colisão de comboios na Baviera

por Ana Rita Freitas, Paula Meira

O acidente deu-se numa zona de floresta com acessos limitados. Houve mais de 80 feridos, 18 em estado grave, dez mortos e um desaparecido.

Em 20 minutos as equipas de socorro estavam no local. De imediato, começaram a retirar as dezenas de passageiros encurralados.

Mais de 700 homens, dezenas de ambulâncias e vários helicópteros
foram destacados para a operação de resgate.

As autoridades garantem que o balanço poderia ter sido ainda mais trágico: era hora de ponta, 7 da manhã, mas as férias escolares deixaram em casa centenas de alunos.

Bad Aibling é uma estância termal da Baviera a 60 kms de Munique, não muito longe da fronteira com a Áustria.

Foi numa curva que os dois comboios chocaram de frente quando circulavam em sentido contrário num troço de uma só linha.

O ministro do Interior diz que este acidente é difícil de compreender sobretudo depois do recente investimento em tecnologia - um sistema que deve impedir automaticamente o choque frontal de comboios, por serem obrigados a travar quando circulam indevidamente numa linha.

Há menos de uma semana o sistema de segurança tinha sido testado e não se registou qualquer anomalia - é o que garante a empresa que gere esta linha.

Falha técnica ou humana - só as caixas negras o vão poder revelar. Duas já foram recuperadas, a outra está ainda presa entre os destroços do comboio.
pub