Pelo menos 47 mortos em raides aéreos russos na região leste

por Lusa

Beirute, 25 jun (Lusa) -- Pelo menos 47 pessoas, incluindo 31 civis, foram hoje mortas em ataques da aviação russa e síria contra uma localidade da província de Deir Ezzor, zona no leste da Síria controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

"Três raides da aviação russa e síria contra a localidade de Al-Kouriyé, a sudeste da cidade de Deir Ezzor, mataram 31 civis", informou o Observatório sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma organização não-governamental (ONG) com sede em Londres.

"Em outro ataque, outras 16 pessoas morreram sem sabermos se são civis ou `jihadistas` do EI, porque os corpos não foram identificados", acrescentou a organização.

Os raides aéreos visaram bairros residenciais, localizados numa zona onde fica a mesquita de Al-Kouriyé.

A intervenção das forças aéreas russas na Síria teve início a 30 de setembro de 2015 e foi feita a pedido do Presidente sírio, Bashar al-Assad, no âmbito da luta contra o terrorismo naquele país.

A Rússia, aliado tradicional do regime de Damasco, anunciou em março último uma retirada parcial das forças destacadas.

A revolta popular pacífica contra o regime sírio em 2011 transformou-se num conflito armado, cujos contornos ficaram ainda mais complexos com a ascensão dos `jihadistas` do EI e das ramificações da rede terrorista Al-Qaida e com a multiplicação dos atores locais, regionais e internacionais.

O conflito sírio já matou mais de 280 mil pessoas e fez milhões de deslocados desde o seu início em março de 2011.

Tópicos
pub