Pentágono confirma morte de pirata informático do grupo Estado Islâmico na Síria

por Lusa

Washington, 29 ago (Lusa) -- O Departamento de Defesa norte-americano confirmou, esta sexta-feira, a morte de um dos principais `hackers` do autoproclamado grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, no início da semana, uma informação que tinha sido publicada por `media` dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Em conferência de imprensa, o porta-voz do comando militar dos Estados Unidos, Patrick Ryder, confirmou a morte de Junaid Hussain, britânico de 21 anos, num ataque aéreo norte-americano lançado no início da semana em Raqqa (Síria).

Junaid Hussain era um especialista em informática e a sua principal missão era recrutar "lobos solitários" através da Internet para que realizassem ataques em nome dos `jihadistas` do EI contra soldados dos EUA, dos quais lhes facultava dados pessoais.

"Tratava-se de um indivíduo muito perigoso. Tinha boa capacidade técnica e tinha manifestado um forte desejo de matar norte-americanos e recrutar outros para que fizessem o mesmo", apontou.

"Eliminamos uma importante ameaça do campo de batalha", realçou o porta-voz do Pentágono.

Hussain tinha antecedentes no Reino Unido, o seu país de origem, onde, em 2012, esteve preso durante seis meses por publicar a agenda de contactos do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e por prestar informação falsa em chamadas para uma linha telefónica da luta antiterrorista.

DM // DM.

Tópicos
pub