Personalidades nacionais organizam evento em Lisboa pela libertação de ativistas angolanos

por Lusa

Lisboa, 30 abr (Lusa) -- Duas dezenas de personalidades, entre políticos, escritores, jornalistas, músicos, humoristas e historiadores organizam, na próxima quinta-feira, uma sessão pública, em Lisboa, em defesa dos direitos políticos e pela libertação dos 17 ativistas angolanos, condenados em março.

A informação consta de uma nota enviada hoje à agência Lusa pela organização do evento, agendado para as 21:30 de 05 de maio, no Fórum Lisboa, que conta com o apoio de 239 subscritores ligados a áreas como a cultura, política, televisão, ciência e educação, entre outras.

Os 17 ativistas, entre os quais o luso-angolano Luaty Beirão foram condenados a 28 de março a penas de prisão efetiva entre dois anos e três meses e oito anos e seis meses, por atos preparatórios para uma rebelião e associação de malfeitores.

"Não há lógica nem conveniência que silencie o nosso protesto perante a flagrante violação dos valores e princípios da democracia, do Estado de direito e dos direitos humanos que está a verificar-se em Angola, no processo que condenou 17 jovens ativistas a pesadas penas de prisão", refere a organização.

Na mesma nota, a comissão promotora diz ainda que partilha a convicção de que "não há democracia sem liberdade de expressão e reunião", acrescentando que o seu exercício "não pode ser" motivo de incriminação.

"Razão suficiente para nos juntarmos e promovermos uma sessão pública em defesa dos direitos políticos em Angola e pela libertação e absolvição, como pede o recurso judicial, dos 17 ativistas detidos", sublinham os organizadores.

A comissão promotora é composta pelas eurodeputadas Ana Gomes (PS) e Marisa Matias (BE), pelos deputados Edite Estrela, Isabel Moreira e Sónia Fertuzinhos, todas do PS, Jorge Costa (BE) e o ex-coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo.

Os jornalistas Carlos Vaz Marques, Cândida Pinto, Fernanda Câncio, Diana Andringa, Pilar del Rio, (viúva do escritor José Saramago) e os escritores José Eduardo Agualusa, Lídia Jorge e Dulce Maria Cardoso, também fazem parte da organização.

A editora Bárbara Bulhosa, o humorista Ricardo Araújo Pereira, o historiador Pacheco Pereira, o advogado Ricardo Sá Fernandes e o músico Sérgio Godinho completam a lista de 20 personalidades que compõe esta comissão organizadora.

Entre os 239 subscritores encontram-se personalidades ligadas aos mais variados setores, como Ana Zanatti, André Freire, padre Anselmo Borges, António Arnaut, António Pedro Vasconcelos, António Sampaio da Nóvoa, Catarina Martins, a cantora Capicua, Eduarda Abbondanza, Eduardo Lourenço, Francisco Louçã, Irene Pimentel ou Gonçalo M. Tavares.

Apoiam também esta iniciativa, João Galamba, João Salaviza, João Soares, José Tolentino Mendonça, Manuel Carvalho da Silva, Marçal Grilo, Maria da Luz Rosinha, Maria do Céu Guerra, Mário de Carvalho, Miguel Esteves Cardoso, Miguel Sousa Tavares, Nuno Artur Silva, Pedro Marques Lopes, Raquel Vaz Pinto, Rui Reininho, Rui Vieira Nery, Rui Zink, Sérgio Treffaut, Teresa Vilaverde, Valter Hugo Mãe, Zé Diogo Quintela ou Zé Pedro.

Tópicos
pub