Pode existir uma Terra a orbitar a estrela mais próxima de nós

por João Fernando Ramos

Chama-se "Proxima B". O planeta descoberto a orbitar a estrela mais próxima do nosso sistema solar tem características próximas às da Terra.
No Jornal 2 Miguel Gonçalves lembra que muito pouco ainda se conhece mas que "todos os telescópios na terra e no espaço estão agora voltados para aquela zona para saber se se trata de uma Terra 2.0"

Este mundo, há muito procurado, pelos cientistas terá uma massa cerca de 1,3 vezes a da Terra. O planeta orbita Proxima Centauri, uma estrela vermelha e fria, a cada 11 dias. A descoberta foi confirmada esta quarta feira pelos cientistas do "Observatório Europeu do Sul".

As primeiras observações dão conta de mundo rochoso com uma temperatura que em teoria permite a existência de água líquida à superfície.

"não temos ainda qualquer evidência de que o planeta possa ter uma atmosfera, ou sequer um campo magnético que o proteja das conhecidas tempestades de Proxima Centauri mas estamos a afinar as lentes para identificarmos isso mesmo".

A existir uma atmosfera e um campo eletromagnético estável, a temperatura amena e a possibilidade de água no estado líquido tornam "Proxima B" no mais sério candidato conhecido à possibilidade de albergar vida.

O planeta está apenas a 4,22 anos luz de nós. Em termos cósmicos "está aqui ao lado". Ainda assim , explica Miguel Gonçalves, viajando à velocidade da Voyager 1 (a nave espacial terrestre mais veloz) "demoraríamos 75 mil anos a lá chegar".
pub