Polícia colombiana detém 238 alegados traficantes de droga

por Lusa

A polícia colombiana apanhou 238 suspeitos de tráfico de droga e desmantelou 15 gangues criminosos em dez dos 32 distritos do país, anunciaram hoje as autoridades.

Os suspeitos capturados estão ligados "não apenas ao tráfico de drogas, mas também ao homicídio de 63 pessoas", declarou aos jornalistas o chefe da polícia da Colômbia, General Jorge Hernando Nieto.

A "Operação Temis II" decorreu ao longo de várias horas nos distritos (conhecidos na Colômbia por departamentos) de Antioquia, Boyaca, Caldas, Casanare, Cundinamarca, Huila, Narino, Santander, Tolima e Valle del Cauca.

As autoridades colombianas infiltraram agentes nos gangues e estes revelaram que os criminosos usavam menores, sem-abrigos, condutores de táxi e vendedores de rua para vender drogas.

"Algumas das organizações agora desmanteladas eram compostas por clãs familiares que se dedicavam a estas atividades ilícitas desde há décadas", informaram as autoridades.

Durante as operações anti-droga, as autoridades da Colômbia também apanharam os suspeitos enquanto estes cometiam crimes como homicídios, extorsão, ameaças, assaltos, posse ilegal de armas de fogo, associação criminosa e uso de menores para cometer crimes.

A Colômbia é o maior produtor mundial de planta da coca, a base para a produção de cocaína. É também o maior produtor mundial de cocaína, com um volume estimado de 646 toneladas no ano passado, segundo as Nações Unidas.

Tópicos
pub