Polícia do Brasil prende agentes que atrapalhavam investigações a parlamentares

por Lusa

São Paulo, Brasil, 21 out (Lusa) - A Polícia Federal do Brasil deteve hoje vários agentes da polícia do Senado acusados de obstruir a operação de combate à corrupção Lava Jato e outras investigações que visam parlamentares brasileiros.

"Foram obtidas provas de que o grupo, liderado pelo Diretor da Polícia do Senado [Pedro Ricardo Carvalho], tinha a finalidade de criar embaraços às ações investigativas da Polícia Federal em face de senadores e ex-senadores, utilizando-se de equipamentos de inteligência", afirmou a Polícia Federal num comunicado.

As autoridades afirmaram que este diretor teria ordenado aos seus subordinados que intimidassem os agentes da Polícia Federal que cumpriam um mandado de busca no apartamento de um senador.

Todos os investigados responderão por associação criminosa armada, corrupção privilegiada e embaraço à investigação de infração penal que envolva organização criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 14 anos e seis meses de prisão, além de multa.

A Justiça Federal determinou a suspensão do exercício da função pública dos polícias do Senado envolvidos.

Chamada operação Métis, em referência à deusa grega da proteção, a ação envolve dezenas de agentes a cumprirem nove mandados judiciais, sendo quatro de prisão temporária e cinco de busca e apreensão.

Tópicos
pub