Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Polícia turca dispersa violentamente manifestação no centro de Istambul

por Lusa

Istambul, Turquia, 02 set (Lusa) - A polícia turca dispersou na terça-feira, em Istambul, com granadas de gás lacrimogéneo, balas de borracha e canhões de água, uma manifestação contra a ofensiva anticurdos do governo, detendo uma dezena de pessoas.

De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, perto de 500 pessoas participaram na manifestação, que decorreu de forma pacífica, na zona europeia da cidade.

A intervenção da polícia ocorreu quando os manifestantes começaram a gritar palavras de ordem contra o governo conservador do presidente Recep Tayyip Erdogan, e contra a ofensiva anticurdos. Junto à praça Taksim, os manifestantes tentaram formar uma cadeia humana.

A polícia dirigiu os jatos dos canhões de água para o meio da avenida, nesta zona comercial muito movimentada, e lançou granadas de gás lacrimogéneo quando os manifestantes tentavam abrigar-se.

Um fotógrafo turco, que colabora com a AFP, foi brevemente detido, depois de ter sido dominado no chão, quando tentava tirar fotografias das pessoas detidas.

De acordo com `media`, um operador de câmara da agência noticiosa oficial turca Anatolia ficou ferido na sequência da intervenção policial.

A Anatolia informou que foram detidas 14 pessoas.

pub