Presidente chinês diz que espera reforçar relação com EUA durante visita em setembro

por Lusa

Pequim, 29 ago (Lusa) -- O Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que espera reforçar as relações com os Estados Unidos durante a sua próxima visita de Estado a Washington, marcada para o próximo mês.

Xi Jinping reuniu-se na noite de sexta-feira com a conselheira de Segurança Nacional da Casa Branca para preparar essa visita, depois de Susan Rice ter mantido encontros com outros altos quadros chineses.

"Espero continuar a minha conversa com o Presidente [Barack] Obama e manter discussões aprofundadas sobre assuntos importantes de interesse mútuo", realçou, citado pela agência oficial Xinhua.

Xi Jinping afirmou que Pequim gostaria de trabalhar com Washington para que a relação bilateral alcance "um crescimento sustentável e constante", algo que beneficiará não apenas os povos de ambos os países, mas também promoverá a paz e o desenvolvimento na região da Ásia-Pacífico e "no resto do mundo".

As divergências entre as duas potências mundiais podem ser tratadas por via "da comunicação, de um sincero e mútuo respeito e tendo em conta os interesses-chave de cada um", disse.

Susan Rice, por seu lado, indicou que Obama espera resultados muito positivos da viagem do seu homólogo chinês, afirmando que Washington vai trabalhar com Pequim para que essa visita seja "um marco" no aprofundamento das relações e da cooperação bilaterais.

A mesma responsável, que termina hoje dois dias de reuniões de alto nível para preparar a importante visita de Xi Jinping a Washington, manteve encontros, na sexta-feira, com o conselheiro de Estado Yang Jiechi, um dos arquitetos da política externa chinesa, e com o vice-presidente da Comissão Central Militar, o general Fan Changlong.

DM // DM.

pub