Presidente colombiano promete início de diálogo de paz se ELN libertar sequestrados

por Lusa

Bogotá, 28 set (Lusa) -- O Presidente da Colômbia afirmou na terça-feira que se o Exército de Libertação Nacional (ELN) libertar sequestrados poder-se-á iniciar "na próxima semana" a "fase pública de diálogos de paz" com a segunda maior guerrilha do país.

"Se libertarem os sequestrados ainda na próxima semana poderemos anunciar o começo da fase pública das negociações porque já temos com o ELN 50% [do conteúdo] da negociação que é a agenda negociada", disse Juan Manuel Santos, num ato público em Ciénaga.

A 30 de março, o ELN e o Governo colombiano anunciaram, em Caracas, o início de uma fase pública de diálogos de paz, cuja abertura foi condicionada pelo Executivo à resolução de alguns "assuntos humanitários", como o fim dos sequestros.

Juan Manuel Santos saudou o anúncio feito pelo ELN no passado domingo, de que não irá levar a cabo ataques para permitir o normal desenrolar do referendo de 02 de outubro, em que os colombianos são chamados a pronunciar-se sobre se apoiam ou não o acordo firmado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, a maior guerrilha do país) para pôr termo a mais de meio século de conflito armado.

"Há 48 horas, o ELN decretou um cessar-fogo unilateral. Eu quero realçar esse gesto do ELN", disse Santos.

O Presidente colombiano também reiterou que, com o fim do conflito armado, a Colômbia terá maior capacidade para investir em infraestruturas e no desenvolvimento social, nomeadamente em hospitais, clínicas e escolas.

Relativamente ao plebiscito do próximo domingo, Juan Manuel Santos sublinhou que o país vai ter a oportunidade de decidir, por via do voto, se quer "acabar com a fábrica de vítimas em que se tornou o conflito armado".

"Temos o mesmo poder, mas são vocês que têm que tomar a decisão", frisou o chefe de Estado, recordando que desde que começou a negociar com as FARC prometeu que "a última palavra cabe ao povo soberano".

Tópicos
pub