Presidente cubano chega ao Panamá para Cimeira das Américas

| Mundo

O Presidente cubano, Raúl Castro, chegou na noite de quinta-feira ao Panamá para participar, pela primeira vez, na Cimeira das Américas, durante a qual irá manter um histórico encontro com o homólogo norte-americano.

O avião presidencial cubano aterrou no aeroporto internacional do Panamá por volta das 19:10 (01:00 em Lisboa), 25 minutos depois da chegada de Barack Obama ao país centro-americano.

O encontro bilateral entre Raul Castro e Barack Obama vai decorrer à margem da VII Cimeira das Américas, que se inicia hoje e conta com a presença de 35 líderes.

Rodeado de um forte dispositivo de segurança, Raúl Castro foi recebido pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Panamá, Luis Miguel Hincapié.

Esta vai ser a primeira vez que Cuba assiste à Cimeira das Américas, um fórum instituído em 1994 sob a égide da Organização dos Estados Americanos (OEA), da qual Cuba esteve excluída entre 1962 e 2009.

A foto de família da cimeira, que vai reunir pela primeira vez os dirigentes dos 35 países do continente, vai dar a volta ao mundo, ao imortalizar lado a lado os presidentes dos EUA e de Cuba, à semelhança do fugaz aperto de mão entre Barack Obama e Raúl Castro por ocasião do funeral de Nelson Mandela, em 2013.

Tópicos:

Barack Obama, Nelson Mandela, Panamá Luis, Panamá Cimeira, VII Cimeira,

A informação mais vista

+ Em Foco

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera, em entrevista à Antena 1, que Portugal tem a vantagem de não ter movimentos populistas organizados.

    Segundo um relatório da Amnistia Internacional, o número de mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal continua elevado.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.