Presidente da Guatemala resigna ao cargo depois de acusado de corrupção

por Lusa

O Congresso da Guatemala aceitou hoje a resignação do Presidente do país, Otto Perez Molina, dois dias depois de lhe ter retirado a imunidade, por estar acusado de liderar uma rede de corrupção aduaneira, "La Linea".

Os 116 congressistas presentes aceitaram, por unanimidade, a carta de renúncia ao cargo do chefe de Estado, tendo sido convocado o vice-presidente, Alejandro Maldonado, para assumir o cargo.

Na terça-feira, o congresso da Guatemala tinha já decidido retirar a imunidade a Otto Pérez Molina.

Em agosto, o Ministério Público e a Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala afirmaram ter provas suficientes que envolvem o Presidente numa rede de corrupção.

A semana passada o Procurador-geral da Guatemala recomendou ao chefe de Estado para se demitir devido às acusações com o objetivo de preservar a estabilidade do país, que tem sido palco de grandes protestos antigovernamentais.

O escândalo rebentou em abril, quando a Comissão Internacional Contra a impunidade na Guatemala, entidade da ONU com a função de sanear o sistema judiciário, infiltrado pelo crime organizado, acusou um dos principais assessores da vice-Presidente, Roxana Baldetti, de envolvimento numa rede de contrabando e fraude aos impostos.

Baldetti deixou o cargo em 08 de maio.

O escândalo de corrupção tem desencadeado grandes protestos na Guatemala que, a 06 de setembro, escolhe o sucessor de Otto Pérez, um conservador general na reserva, no poder desde 2012, a quem é vedada a possibilidade de recandidatura.

Tópicos
pub