Presidente de Cuba realiza primeira visita oficial ao México na próxima semana

| Mundo

O Presidente de Cuba, Raúl Castro, vai estar no México entre 05 e 07 de novembro, na sua primeira visita oficial ao país desde que chegou ao poder, em 2006, informou, esta quinta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros mexicano.

A diplomacia mexicana destacou que a esta visita de Estado "tem um significado especial" e ocorre num momento em que as relações entre os dois países atravessam "um momento excelente", depois de terem sido relançadas por ambos os governos em nomebro de 2013.

O chefe de Estado mexicano, Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI, de esquerda), reavivou a ligação a Cuba em novembro de 2013, depois de as relações bilaterais terem arrefecido entre 2000 e 2012, período durante o qual o Partido Ação Nacional (PAN, de direita) esteve na presidência do México.

Raúl Castro e Peña Nieto vão reunir-se na cidade de Merida, capital do estado de Yucatan, no sudeste do país, onde devem abordar matérias no domínio da cooperação económica e política.

Segundo o comunicado oficial, há mais de 30 novos projetos de investimento mexicano em Cuba.

Tópicos:

Ação, Cuba Raúl, Cuba DM, México, Revolucionário,

A informação mais vista

+ Em Foco

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera, em entrevista à Antena 1, que Portugal tem a vantagem de não ter movimentos populistas organizados.

    Segundo um relatório da Amnistia Internacional, o número de mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal continua elevado.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.