Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Presidente eleito da Gâmbia deverá tomar posse hoje na embaixada no Senegal

por Lusa

Dacar, 19 jan (Lusa) -- O presidente eleito da Gâmbia, Adama Barrow, deverá assumir hoje o cargo numa cerimónia na embaixada gambiana no vizinho Senegal, de acordo com informações que divulgou nas redes sociais.

As contas no Facebook e no Twitter de Adama Barrow indicam que a tomada de posse ocorrerá hoje às 16:00 (mesma hora em Lisboa) na embaixada da Gâmbia na capital do Senegal, Dacar, segundo a agência norte-americana Associated Press.

Barrow venceu as presidenciais de dezembro, mas o presidente Yahya Jammeh, no poder há mais de duas décadas, recusa abandonar o cargo e pediu ao Supremo Tribunal a anulação das eleições, alegando irregularidades.

O mandato de Jammeh expirou à meia-noite e tropas do Senegal e de outros países da África Ocidental estão posicionadas nas fronteiras da Gâmbia (um enclave no território do Senegal com acesso ao oceano Atlântico) com a intenção de forçar o presidente cessante a ceder o poder.

Na terça-feira à noite, o parlamento da Gâmbia aprovou o estado de emergência declarado no mesmo dia por Jammeh, autorizando-o a ficar mais três meses no poder.

O presidente da Mauritânia fez uma última tentativa diplomática na noite de quarta-feira, reunindo-se com Jammeh em Banjul antes de voar para o Senegal.

Tópicos
pub