Presidente francês visita a "selva" de Calais

por Lusa
Stephane Mahe - Reuters

Calais, França, 26 set (Lusa) -- O Presidente da França, François Hollande, visita hoje a chamada "selva" de Calais, que prometeu fechar apesar da crescente controvérsia relativamente ao destino dos milhares de migrantes daquele esquálido acampamento.

François Hollande deve chegar às 06:00 (07:00 em Lisboa) para uma visita que tem lugar poucos dias depois de uma outra realizada pelo seu antecessor e candidato às primárias da direita para as presidenciais francesas de 2017, Nicolas Sarkozy.

Sarkozy prometeu, na visita a Calais, "o restabelecimento sistemático dos controlos de todas as fronteiras" para que França não seja "submersa" por migrantes.

Calais, que recebe milhares de migrantes que pretendem chegar a Inglaterra, acolhe o maior campo de migrantes de França.

Sob pressão da direita, Hollande deu um novo impulso ao seu próprio compromisso de combater a imigração ilegal, prometendo "desmantelar completamente" o acampamento.

O seu governo afirmou que tal vai suceder "antes do inverno", estando em curso uma série de preparativos que sugerem que essa operação pode começar em breve.

Mas os planos para realocar os migrantes têm desencadeado controvérsia e protestos, com os residentes das zonas onde os centros de acolhimentos deverão ser estabelecidos a oporem-se veementemente à mudança.

Na passada sexta-feira, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, afirmou que a repartição por território francês dos 9.000 migrantes que estão a ser retirados do campo de Calais é uma "tarefa atingível" que não deve "colocar problemas", sendo algo que "que se faz com uma boa organização".

Tópicos
pub