Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Presidente interino deposto do Burkina Faso regressa ao gabinete

por Lusa

O Presidente interino do Burkina Faso, Michek Kafando, deposto na semana passada num golpe de Estado, vai regressar na quarta-feira ao seu gabinete, disse hoje o general Gilbert Diendre, autor do golpe.

O regresso de "Kafando já está combinado. Os chefes de Estado (africanos) chegam amanhã (quarta-feira) para o voltarem a pôr no gabinete", disse.

"Teoricamente, sou eu que os vou receber (no aeroporto) amanhã, depois vão ser acompanhados por Kafando", acrescentou.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiu hoje enviar uma nova missão de mediação ao Burkina Faso para recolocar em funções o Presidente deposto num golpe de Estado militar na semana passada.

Os dirigentes apelaram "à guarda presidencial que deponha as armas e às outras unidades do exército que não usem a força, para evitar a perda de vidas humanas", disse.

Os presidentes estiveram hoje reunidos na capital da Nigéria, Abuja, para discutir a crise provocada pelo golpe de 17 de setembro no Burkina Faso pelo Regimento de Segurança Presidencial (RSP) do antigo presidente Blaise Compaoré, afastado em outubro do poder.

As unidades militares leais ao presidente Kafando afirmaram entretanto hoje ter "capacidade e recursos" para atacar os golpistas, enquanto o primeiro-ministro de transição, Isaac Zida, apelou aos antigos camaradas do RSP, de que foi dirigente antes da deposição de Compaoré, para "regressarem às fileiras do povo".

O golpe ocorreu duas semanas antes das eleições presidenciais e legislativas, previstas para 11 de outubro, que vão acabar com o período de transição.

Tópicos
pub