Primeiro-ministro de São Tomé acusa PR recandidato de ser um "candidato de instabilidade"

por Lusa

O presidente da Ação Democrática Independente (ADI), que apoia a candidatura de Evaristo de Carvalho nas presidenciais de 17 de julho em São Tomé e Príncipe, acusou Manuel Pinto da Costa de ser o "candidato da instabilidade".

O atual Presidente, "Pinto da Costa, disse que não quer voltar ao partido único, mas quem trouxe o partido único foi ele. Pinto da Costa tem que falar a verdade para as pessoas, ele não quer entendimento. Pinto da Costa vai trazer instabilidade e não vai trazer desenvolvimento", acusou Patrice Trovoada, primeiro orador no comício no final da tarde de quarta-feira na cidade da Trindade do candidato Evaristo de Carvalho.

"Eu peço ao povo, eu peço à juventude: não se deixem enganar. Pinto da Costa não é candidato da estabilidade, Pinto da Costa é candidato para os seus planos", disse o líder da Ação Democrática Independente (ADI), partido que apoia a candidatura presidencial de Evaristo de Carvalho.

O primeiro-ministro, Patrice Trovoada, que falava para uma multidão de cerca de um milhar de apoiantes do ADI acusou ainda o candidato independente Pinto da Costa de fazer uma campanha de "mentiras e ameaças".

Neste comício, o mais importante realizado pelo candidato Evaristo Carvalho, Patrice Trovoada, orador principal do evento, disparou em todas as direções, não poupando também a candidata Maria das Neves a quem acusa de estar ao serviço do Movimento de libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), na oposição.

"Maria das Neves diz que é candidata independente, mas é presidente das mulheres sociais-democratas (organização feminina do MLSTP-PSD), ela é vice-presidente do parlamento pelo MLSTP, portanto ela é MLSTP e se vai a presidência é para trabalhar para o MLSTP e é melhor esclarecer isso ao povo", disse o líder da ADI.

Evaristo de Carvalho, o candidato do ADI defendeu uma vez mais a estabilidade política, garantindo a sua fidelidade ao governo.

"Eu prometo trabalhar com o governo para atender às necessidades das nossas mães e crianças, estou disponível para trabalhar com o governo para resolver o problema dos mais velhos. Eu não tenho agenda pessoal, a única agenda que existe para o país é a agenda do programa do governo", afirmou Evaristo de Carvalho.

No sexto dia de campanha para as eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe, o candidato Manuel Pinto da Costa deslocou-se a cidade de Neves, 23 quilómetros no norte da capital, e Maria das Neves teve um encontro com os eleitores de Lobata, 12 quilómetros a norte de São Tomé.

Concorrem na primeira volta das eleições presidenciais de 17 de julho cinco candidatos: o atual Presidente, Manuel Pinto da Costa, os antigos primeiros-ministros Maria das Neves (apoiada pelo MLSTP-PSD) e Evaristo de Carvalho (apoiado pela ADI), o economista Hélder Barros e o biólogo Manuel do Rosário.

 

Tópicos
pub