Proteção civil contabiliza 159 mortos no sismo em Itália

por Lusa

Lisboa, 25 ago (Lusa) - O último balanço da Proteção Civil italiana aponta para 159 mortos na sequência do terramoto de 6,2 graus na escala de Richter que na passada madrugada devastou várias localidades no centro do país.

A Proteção Civil italiana, que está a coordenar as operações de resgate e socorro, informou esta noite que a maioria das vítimas mortais foi encontrada na província de Reiti, na qual se encontra a localidade de Amatrice, que foi completamente destruída.

Também foram encontrados dezenas de mortos na província de Ascoli, sobretudo em Arquata de Tronto e Pescara e Tronto, refere a agência de notícias EFE.

Os responsáveis políticos e técnicos já reconheceram que o número de vítimas deverá aumentar conforme forem avançando os trabalhos de resgate das pessoas soterradas.

Depois do forte terramoto registado às 03:36 locais (02:36 de Lisboa) de terça-feira, a terra já voltou a tremer várias vezes: no total, ocorreram mais 159 tremores de terra com magnitude entre os 3,0 e os 4,0.

O Instituto Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV) confirmou que depois do sismo desta madrugada, que destruiu aldeias inteiras no centro do país, a atividade sísmica prosseguiu nas últimas horas, com muitas réplicas com magnitude de cerca de 3,0 na escala de Richter.

Às 19:45 locais (18:45 em Lisboa), o chão voltou a tremer, causando medo entre as pessoas que se encontram perto das zonas afetadas, mas também nas equipas de salvamento que continuam no meio dos escombros à procura de possíveis sobreviventes.

Outro dos sismos mais fortes ocorreu às 04:33 locais (03:33 de Lisboa) na zona de Nórcia, Perúgia, com uma magnitude de 5,4 na escala de Richter.

Tópicos
pub