PSOE decide abster-se e viabiliza Governo de Rajoy

por RTP
A sede do PSOE em Madrid Reuters

Os delegados do Comité Federal do Partido Socialista espanhol, reunidos em Madrid, decidiram-se por larga maioria de 139 contra 96, abster-se no voto de confiança a marcar para 29 ou 30 de outubro e abrir caminho à formação de um Governo minoritário do Partido Popular.

O Congresso dos Deputados (parlamento) deverá reunir-se a partir de quarta-feira, esperando-se que uma primeira votação na quinta-feira chumbe a investidura do líder do PP, Mariano Rajoy, que deverá agora passar na segunda votação, prevista para sábado, devido à abstenção dos socialistas.

A decisão Comité Federal, que entre congressos decide a linha programática do partido, deverá encerrar um impasse político de 10 meses que deixou a Espanha com um Governo interino.

O anúncio da votação foi feito pelo secretário-geral interino do PSOE.

O impasse acabou por forçar a saída dia 1 de outubro do anterior secretario-geral do PSOE, Pedro Sanchez, que se mostrou incapaz de formar alianças para formar Governo e ascender à chefia do Executivo.

A decisão evita ainda que o PSOE se submeta a um terceiro escrutínio eleitoral num ano, arriscando nova derrota numa altura em que se apresenta dividido e a perder influência.

Sanchez recusou categoricamente deixar Rajoy ser primeiro-ministro mas aqueles que acabaram por conseguir afasta-lo preferem continuar na oposição em vez de arriscar novos resultado ainda mais humilhantes do que em dezembro de 2015 e junho de 2016, ganhos pelo PP apesar de um programa de austeridade e de vários escândalos políticos.

Rajoy não obteve contudo o número de deputados suficientes na câmara nem conseguiu alianças capazes de garantir a maioria. Para formar um governo minoritário Rajoy necessita da abstenção dos socialistas.
pub