Putin quer enviar mais tropas para Crimeia para elevar a parada, afirma Teresa de Sousa

por Sandra Henriques

Foto: David Mdzinarishvili/Reuters

A comentadora da Antena 1 de assuntos internacionais Teresa de Sousa considera que a ideia do presidente russo, Vladimir Putin, de enviar mais tropas para a região ucraniana da Crimeia é uma forma de “elevar a parada” agora que “está encostado à parede”. A jornalista adverte que estas situações por vezes “desencadeiam uma escalada que depois é muito difícil de controlar no terreno”.

“Nós precisamos de ver esta jogada do presidente Putin no contexto dos últimos dias”, começa por afirmar a comentadora, que defende que o chefe de Estado “cometeu dois erros colossais nesta questão da Ucrânia”.

Teresa de Sousa afirma que o primeiro erro foi pensar que podia proibir o Governo de Kiev de assinar um acordo de associação com a União Europeia e que isso não teria efeitos. O segundo erro foi acreditar que o regime de Viktor Ianukovitch era mais sólido do que afinal se revelou, porque “caiu com uma facilidade enorme”.

Neste contexto, Putin “tem que encontrar uma via qualquer de elevar a parada, sobretudo para levar a Europa e os Estados Unidos a oferecer uma solução que lhe deixe a possibilidade de não ser totalmente derrotado nesta questão da Ucrânia”.

Putin justificou este sábado o reforço da presença militar russa na Crimeia com a ameaça que sofrem as vidas dos cidadãos russos que se encontram na região.

pub