Pyongyang colocou satélite em órbita através de foguetão de longo alcance

por RTP

A Coreia do Norte anunciou ter conseguido colocar em órbita um satélite, através de um foguetão de longo alcance. O lançamento foi considerado um teste com um míssil balístico capaz de atingir território americano.

A Coreia do Norte lançou hoje um foguete (`rocket`) de longo alcance, anunciou o Ministério sul-coreano da Defesa.

Pyongyang realizou um teste nuclear a 06 de janeiro e anunciou na semana passada o lançamento, este mês, de um foguetão transportando um satélite, que a maioria da comunidade internacional vê como uma dissimulação para um teste de mísseis balísticos que viola resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os EUA e o Japão já condenaram o lançamento do `rocket`, que Tóquio considerou "absolutamente intolerável".

Já Washington garantiu que os EUA tomarão "todas as medidas necessárias" para defender a sua segurança e a dos seus aliados perante as "provocações" de Pyongyang.

No sábado, o Presidente norte-americano, Barack Obama, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, concordaram responder às "provocações da Coreia do Norte" com uma resolução do Conselho de Segurança da ONU "com impacto".

"Os líderes salientaram a importância de uma resposta internacional forte e unida às provocações da Coreia do Norte, incluindo por meio de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU com impacto", precisou a Presidência norte-americana.
Conselho de Segurança da ONU reúne-se de urgência
O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se de urgência hoje em Nova Iorque por causa do lançamento de um `rocket` de longo alcance pela Coreia do Norte, noticia a agência AFP, citando fontes diplomáticas.

A reunião foi pedida pelos Estados Unidos e pelo Japão, membros do Conselho de Segurança, e pela Coreia do Sul.

Numa carta conjunta enviada à Presidência do Conselho de Segurança, citada pela AFP, EUA e Japão sublinham que "o lançamento hoje de um alegado `satélite` pela Coreia do Norte viola resoluções da ONU" que proíbem Pyongyang de qualquer atividade balística ou nuclear.

pub