Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Quase um alemão de leste em cada dois receia o afluxo massivo de refugiados

por Lusa

Quase um alemão de leste em cada dois (46%) diz ter "medo" do afluxo massivo de refugiados à Alemanha, que espera receber 800 mil em 2015, um recorde na Europa, indicou uma sondagem publicada hoje.

Mas se se considerar o conjunto do país, 59% dos interrogados afirmam não recear a chegada de numerosos refugiados, segundo o inquérito de opinião realizado para a cadeia de televisão pública ARD.

Porém, na antiga Alemanha Oriental, onde as violências contra os refugiados se multiplicaram recentemente, "a parte das pessoas interrogadas que têm medo deste afluxo de refugiados é de 46%, claramente mais que no oeste do país", onde é de 36%, indicou a ARD, em comunicado.

No total, no conjunto do país, 87% dos inquiridos afirmaram ter "vergonha" das manifestações violentas contra os refugiados e 11% declararam o contrário.

O inquérito revelou ainda que 95% das pessoas interrogadas saúdam a ajuda disponibilizada pelos particulares aos candidatos a asilo.

Perante os fluxos de entradas crescentes de candidatos a asilo na Alemanha, as violências contra os refugiados têm-se sucedido, em particular no território correspondente à antiga República Democrática Alemã.

pub