Quatro sobreviventes resgatados dos escombros em Taiwan

por Ana Sofia Rodrigues - RTP
Ritchie B. Tongo - EPA

Uma criança de oito anos, a tia, um homem e uma mulher foram retirados do edifício de 17 andares que colapsou na sequência do sismo de sábado. Mais de uma centena de pessoas continuam desaparecidas e o último balanço das autoridades aponta para 38 mortos.

Os esforços das equipas de socorro centram-se no edifício Golden Dragon Weiguan, na cidade de Tainan. A torre de 17 andares colapsou por completo. Das 38 vítimas mortais confirmadas, 36 foram retiradas dos escombros e há ainda uma lista de 117 pessoas ali desaparecidas.

Ainda assim, mais de dois dias depois do sismo de magnitude 6.4, quatro pessoas conseguiram desafiar as probabilidades. Foram retiradas com vida pelas equipas de resgate, que têm usado gruas, cães pisteiros e todos os meios ao seu alcance para encontrar sobreviventes.

A mais recente notícia dá conta do salvamento de uma menina de oito anos, Lin Su-Chin, encontrada consciente entre os restos do edifício colapsado, como relata a televisão estatal de Taiwan. A menina foi entretanto levada para o hospital. Pouco tempo depois, mais uma boa notícia: também a sua tia, Chen Mei-ji, foi encontrada com vida, mais de 60 horas depois do sismo.

Outra das sobreviventes, uma mulher de 45 anos identificada como Tsao Wei-ling, foi encontrada com vida debaixo do corpo do marido. Estava consciente na altura do salvamento e foi levada para o hospital. O corpo do filho de dois anos foi encontrado sem vida perto do local onde foi resgatada. A agência de notícias de Taiwan avança que cinco membros desta família permanecem desaparecidos.

Um homem de 40 anos foi igualmente salvo esta segunda-feira. As equipas de resgate localizaram-no durante a noite e terão estado a conversar com a vítima noite fora até que o conseguiram retirar dos escombros ao meio-dia, hora local, relata a BBC.
As autoridades avançavam no domingo que 310 pessoas tinham já sido resgatadas.
No entanto, à medida que o tempo passa, a esperança de encontrar sobreviventes é cada vez mais reduzida. O presidente da câmara de Tainan disse ao jornal United Daily News que “o número de mortos deverá ultrapassar uma centena”. O Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, prometeu que as autoridades farão todos os esforços para encontrar sobreviventes nas “72 horas que são de ouro”.

“Não abandonaremos a esperança”, referiu.

Enquanto as equipas de socorro tentam encontrar sobreviventes entre os escombros instáveis do edifício, decorre já uma investigação à construção do edifício Golden Dragon, datada de 1994.

Os sobreviventes têm vindo a denunciar falhas de segurança. Testemunhas dizem que latas de comida foram usadas dentro das paredes do edifício. O sismo provocou o colapso de 11 edifícios. Mas o grau de destruição foi maior no Golden Dragon

c/ agências
Tópicos
pub