Referendo ao acordo de paz na Colômbia marcado para 2 de outubro

por Lusa

Bogotá, 25 ago (Lusa) -- O referendo ao acordo de paz alcançado entre o Governo da Colômbia e as FARC, para acabar com meio século de conflito, vai ter lugar a 02 de outubro, anunciou, na quarta-feira, o Presidente Juan Manuel Santos.

"Vai ser a mais importante votação das nossas vidas", afirmou o chefe de Estado colombiano num discurso à nação.

O Governo colombiano e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) anunciaram na quarta-feira um acordo de paz sem precedentes, depois de quatro anos de duras negociações em Cuba.

"Esta é uma oportunidade histórica e única (...) para deixarmos para trás este conflito e dedicarmos os nossos esforços à construção de um país mais seguro, justo, educado para todos nós, para os nossos filhos e netos", sublinhou Juan Manuel Santos.

O Presidente da Colômbia revelou que vai enviar ainda hoje ao Congresso o texto do acordo de paz firmado com a maior guerrilha do país, de modo a pôr termo a 52 anos de guerra civil, para que seja convocado o plebiscito.

"Amanhã [hoje] mesmo enviarei ao Congresso o texto definitivo do Acordo Final e informá-lo-ei da decisão de convocar o plebiscito para ser referendado. O plebiscito pela paz vai ser levado a cabo a 02 de outubro", afirmou o chefe de Estado, que se dirigiu aos colombianos imediatamente depois do anúncio oficial do acordo de paz, feito em Havana, ao fim de quase quatro anos de negociações.

O Presidente recordou que a realização do referendo -- em que os colombianos vão responder se aprovam ou não o acordo do fim do conflito com as FARC -- resulta do cumprimento da promessa que fez aos colombianos de que "teriam a última palavra" relativamente ao negociado.

"Terminada a negociação e concluído o acordo, fica nas vossas mãos -- de todos os colombianos -- decidir, com o seu voto, se apoiam este histórico acordo que põe fim a este longo conflito entre filhos de uma mesma nação", sublinhou.

Juan Manuel Santos disse ainda que o texto do acordo final de paz vai ser publicado, a partir de hoje, na Internet e nas redes sociais para que os colombianos o conheçam na íntegra.

Para que o acordo de paz seja aprovado no referendo, o "sim" deve conquistar pelo menos 13% do eleitorado, ou seja, um mínimo de 4.396.626 votos.

Santos não fez referência, na sua alocução, do lugar e data da assinatura protocolar do acordo final de paz -- que segundo disse anteriormente será na Colômbia --, ato que deverá ser apadrinhado por líderes da comunidade internacional.

A guerra, que começou em 1964, é o último grande conflito armado nas Américas e provocou a morte a 260.000 pessoas, deslocou 6,8 milhões e deixou 45.000 desaparecidos.

Tópicos
pub