Reino Unido prepara acolhimento de “milhares” de refugiados sírios

por Andreia Martins - RTP
O líder britânico esteve no centro da polémica quando, há menos de um mês, se referiu à "praga" de migrantes em Calais. Rafael Marchante, Reuters

David Cameron anunciou esta sexta-feira, em Lisboa, que o Reino Unido se prepara para receber "mais alguns milhares" refugiados vindos da Síria. Uma intensificação de esforços na política de asilo britânica que se justifica "perante a escala da atual crise e o grande sofrimento das pessoas", disse o governante.

Criticado pela falta de envolvimento na crise humanitária e pelas recentes declarações polémicas na crise de migrantes em Calais, o primeiro-ministro britânico anunciou esta sexta-feira o maior contributo e predisposição britânica para a resolução da crise humanitária, numa conferência de imprensa sem direito a perguntas.

"Já aceitámos cinco mil sírios e criámos um programa de reinstalação. Vamos aceitar mais milhares e vamos manter este número em atualização", esclareceu o governante. A mudança de filosofia na política externa britânica surge depois das críticas de Bruxelas e no seio do próprio Partido Conservador que Cameron lidera.

O encontro entre chefes de Governo tinha em vista o debate das propostas do Reino Unido para reformas em Bruxelas, mas acabou por ser a crise de refugiados, ausente da agenda oficial, o tema em destaque na reunião com Pedro Passos Coelho na residência oficial de São Bento, em Lisboa.

Na mesma comunicação, Passos Coelho reconheceu que o fluxo de refugiados é "um problema da Europa" e deve ter uma resposta "única e solidária".

O primeiro-ministro defende que a Europa deve "fazer mais, urgentemente". Sem fazer menção a números, o chefe do Executivo apelou à "vocação humanista" dos portugueses que já advém do tempo da Segunda Guerra Mundial.

Depois de uma curta passagem por Portugal, o primeiro-ministro britânico segue para Espanha, para um encontro com Mariano Rajoy.
Tópicos
pub